O que é Upcycling: Conheça o Movimento que Reaproveita Materiais

O upcycling é uma técnica que surgiu na década de 1990 devido à necessidade de mudança de comportamento e inovação. Ele também é conhecido como “movimento slow fashion” ou “movimento maker” e se resume em reaproveitar materiais já existentes para dar um novo sentido a eles. Assim, evita, por exemplo, que as peças de roupa sejam descartadas nos aterros sanitários.

Atualmente, é possível ver que uma grande parte das pessoas já está desenvolvendo essa consciência de investir em um estilo de vida ambientalmente correto. Dessa forma, o upcycling contribui com esse movimento, garantindo peças de igual qualidade — ou até mesmo melhor — que o produto original.

Vamos entender mais sobre o que é o upcycling e sua importância? Continue conosco!

Por que Apostar no Upcycling?

Em primeiro lugar, é preciso entender que é extremamente importante investir em hábitos sustentáveis, principalmente com relação ao consumo. Afinal, é fundamental evitar o desperdício e contribuir para o desenvolvimento de um mundo mais sustentável, concorda?

Por isso, adotar o upcycling é uma alternativa muito interessante, pois ele visa reaproveitar os materiais já existentes para otimizar o ciclo de vida dos produtos.

Além disso, o movimento favorece que as empresas pensem com mais carinho e atenção na sua responsabilidade socioambiental — o que é ótimo para evitar a produção em massa.

Então, não tenha dúvidas: adotar o upcycling no seu dia a dia só trará benefícios para você e o mundo inteiro agradece!

Conheça os Benefícios do Upcyling

Além dos benefícios já citados, existem outras vantagens importantes do upcycling. Confira quais são elas:

  • Promover uma solução lucrativa e inteligente, tanto para as marcas quanto para seus consumidores;
  • Retrabalhar as peças pensando na customização;
  • Estimular um movimento mais consciente sobre o ciclo de vida dos produtos;
  • Contribuir com a redução da emissão de carbono;
  • Estimular um novo estilo de vida baseado na reutilização de produtos;
  • Atender às necessidades do consumidor moderno, que está sempre pensando no custo-benefício antes de adquirir um novo produto;
  • Evitar a produção em excesso, estimulando que as empresas de moda foquem mais na qualidade do que quantidade.

Veja como a Bottero Participa do Movimento

A Bottero investe de forma constante na inovação de seus processos, visando sempre minimizar os efeitos ambientais.

Desde 2013 a empresa tem um programa especial para o descarte de resíduos, que destina retalhos e outros materiais que virariam lixo para se transformarem em outros produtos, como palmilhas, cimento, fertilizante e combustível.

A empresa também integra o movimento do upcycling, além de participar de diversas ações sustentáveis. Ela é uma das maiores fabricantes de calçados do Brasil e está sempre pensando em alternativas inteligentes para contribuir com a sustentabilidade, inclusive criando linhas de sapatos sustentáveis, como a Bottero Green, uma novidade que em breve chegará às lojas.

Confira quais são as principais ações adotadas pela empresa:

  • Destinar corretamente o lixo: o descarte de resíduos é realizado de maneira correta e ecológica;
  • Evitar o desperdício de materiais: a Bottero procura utilizar cada centímetro de todos os produtos criados;
  • Usar a reciclagem para elaborar novas criações: são recicladas cerca de 60 toneladas de resíduos por mês, transformando-os em matéria-prima para outras criações;
  • Aderir a postura “lixo zero”: tem como objetivo reduzir ao máximo o descarte de resíduos;
  • Promover parcerias sustentáveis: a Bottero procura realizar diversas parcerias com empresas que prezam pela sustentabilidade.

Além disso, a Bottero tem o certificado Energia Limpa, evitando a emissão de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Da mesma maneira, criou o projeto Easy Quality — um sistema que facilita o controle de materiais produzidos e inspecionados, reduzindo o índice de rejeitos.

Você gostou de aprender mais sobre o upcycling? Se sim, aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e aproveite para marcar os seus amigos que curtem essa vibe mais sustentável.

O post O que é Upcycling: Conheça o Movimento que Reaproveita Materiais apareceu primeiro em Meninas e Sapatos o Blog da Bottero.



from Meninas e Sapatos o Blog da Bottero https://ift.tt/2P1h3FC
via IFTTT