Descarte de Resíduos: Conheça as Principais Ações Sustentáveis da Bottero

O meio ambiente vem ganhando destaque através de ações executadas ao
redor do mundo. E, quando o assunto é produção sustentável, a Bottero é uma
empresa que merece destaque.

A fabricante, uma das maiores do setor de calçados em couro do Brasil, tem
adotado diferentes atitudes para contribuir com a sustentabilidade. O descarte
de resíduos, realizado de maneira correta e ecológica, é um dos principais
fatores desse processo de conscientização ambiental.

Então, confira as práticas desempenhadas pela empresa para manter seu
compromisso com a sociedade e a natureza:

Descarte de Resíduos: Conheça as Principais Ações Sustentáveis da Bottero

Reciclagem

Para incentivar a preservação do meio ambiente, a Bottero evita ao máximo o desperdício de materiais, utilizando praticamente cada centímetro de todos os produtos criados.

Atualmente, são recicladas cerca de 60 toneladas de resíduos por mês, resultando em uma enorme quantidade de elementos que serão transformados em matéria-prima para outras criações. Dessa forma, os resíduos gerados pela fabricação de um calçado são reaproveitados em demais linhas de produção da empresa.

Além disso, a empresa está continuamente investindo em medidas internas para a separação correta de todos os componentes manuseados. Sendo assim, 97% de todos os resíduos produzidos pela fábrica têm a destinação e o tratamento correto, ou seja, são reciclados ou reutilizados.

Parcerias

Com foco na preservação do meio ambiente, a Bottero adotou uma postura a favor do lixo zero, com o objetivo de reduzir ao máximo o descarte de resíduos. E, como resultado dessa iniciativa, a marca tem realizado importantes parcerias com empresas sustentáveis.

Como é o caso da Ambiente Verde, que contribui para o reaproveitamento de materiais, transformando-os em palmilhas sustentáveis que serão utilizadas nos calçados Bottero.

Até mesmo pedaços de fios e linhas, panos, estopas, EVA, entre outros, são utilizados na produção de combustível que, por fim, é destinado como substituto energético em fornos de cimento, através da parceria com a Fundação PROAMB.

A ILSA, uma das empresas sustentáveis com quem a marca tem parceria, recebe cerca de 12 toneladas de resíduos por mês. O couro, resultante das produções, é transformado em fertilizante agrícola, atendendo outra demanda de mercado.

Descarte de Resíduos: Conheça as Principais Ações Sustentáveis da Bottero

Impacto

Todas as ações executadas pela Bottero têm um impacto positivo na rotina de seus colaboradores e na preservação do meio ambiente.

A atividade tem relação direta com a produtividade da equipe, uma vez que as pessoas se sentem realizadas ao contribuírem com a natureza, através de ações de conscientização. Isso gera um retorno para a empresa e, consequentemente, para o colaborador, criando uma relação de satisfação.

O impacto no meio ambiente também pode ser confirmado através de outras ações. A Bottero tem recebido, desde 2015, o certificado de energia limpa, evitando a emissão de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Tecnologia

A Bottero investe continuamente em tecnologia e na inovação de seus processos, buscando sempre novas formas de minimizar os efeitos ambientais e aumentar seu papel na conservação do planeta.

Com esse objetivo em mente, a empresa criou o projeto Easy Quality, que consiste em um sistema capaz de gerar relatórios de gestão e indicadores de qualidade, além de facilitar o controle de materiais produzidos e inspecionados, reduzindo o índice de rejeitos e fornecendo informações on-line sobre as fábricas.

A sustentabilidade é um dos principais objetivos da Bottero, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento de ações de conscientização.

Através de atitudes simples, podemos transformar a sociedade e vislumbrar um futuro próspero para todos.

Quer saber mais sobre as ações sociais da Bottero e seus processos sustentáveis? Fique ligado em nossas redes sociais!

O post Descarte de Resíduos: Conheça as Principais Ações Sustentáveis da Bottero apareceu primeiro em Meninas e Sapatos o Blog da Bottero.



from Meninas e Sapatos o Blog da Bottero https://ift.tt/2yvxaCO
via IFTTT