Compromisso Ambiental: Conheça as Ações de Reciclagem da Bottero

A responsabilidade social é um tema que vem crescendo nas rodas de conversa, seja em casa, com os amigos, na faculdade ou no trabalho. E o descarte correto de resíduos é uma etapa importante desse processo de conscientização.

No Brasil, apenas 3% do lixo é reciclado, sendo que o país produz cerca de 76 milhões de toneladas de lixo por ano. Essa quantidade absurda de material traz riscos para a saúde da população e para a preservação do meio ambiente.

Em 2013, a Bottero começou a ajudar a transformar essa realidade, dando início a um programa especial de descarte de resíduos

Compromisso Ambiental: Conheça as Ações de Reciclagem da Bottero

No começo de sua história, o descarte de resíduos seguia os padrões da época, sendo realizado em espaços autorizados pela FEPAM, órgão vinculado à Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Ao longo dos anos, as técnicas de preservação e reciclagem foram sendo aprimoradas, resultando em produtos mais ecológicos e com menos impacto na natureza. É importante ressaltar que devido à sua área de atuação, no processo industrial, a Bottero gera diferentes tipos de resíduos, como: material sintético, couro, retalhos de contraforte, linhas, espumas, forros, palmilhas, e materiais recicláveis como papelão, papel, plástico, vidros, metais.

A maior parte desses resíduos é enviada para uma empresa especializada em seu tratamento, como o caso da Fundação PROAMB. Através de um sistema de coprocessamento e tratamento térmico o material é transformado em combustível para o aquecimento de fornos de fabricação de cimento, evitando seu descarte no meio ambiente.

Compromisso Ambiental: Conheça as Ações de Reciclagem da Bottero

Após a conclusão dessa etapa, a empresa é devidamente certificada em relação à destinação correta desses materiais, proporcionando maior credibilidade e confiança para seus clientes.

Os resíduos de couro, por sua vez, são destinados à empresa ILSA Brasil e enfim transformados em adubo orgânico nitrogenado. A técnica consiste em um processo inovador e que não gera material residual, evitando a contaminação do solo.

Os materiais recicláveis básicos como papelão, vidro, plástico, metal, entre outros, são separados e vendidos para empresas de reciclagem. Enquanto outros resíduos específicos possuem um tratamento diferenciado, como:

  • Resíduos líquidos (óleo de lubrificação de máquinas e solventes): são encaminhados para empresas de recuperação e reciclagem;
  • Resíduos de lâmpadas queimadas (fluorescentes, mercúrio ou sódio): são encaminhados para empresas especializadas que promovem a descontaminação e descaracterização do material;
  • Resíduos de riscos biológicos:  são devidamente separados conforme a legislação sanitária e ambiental, e encaminhados para empresas especializadas em seu tratamento.

Compromisso Ambiental: Conheça as Ações de Reciclagem da Bottero

Além dessas ações, a Bottero realiza outras atividades de conscientização ambiental e social. A empresa fornece pedaços de materiais residuais dos processos de produção para alunos do SENAI, inclusive para estudantes em vulnerabilidade social. Os elementos são utilizados nas aulas de corte, costura e montagem e podem, inclusive, resultar em novos acessórios.

Em algumas unidades da marca, existem peças que são utilizadas ao máximo, servindo de material de ensino para novos colaboradores. Assim, praticamente nenhum resíduo é descartado sem antes ter passado por todos os processos possíveis de aproveitamento.

A Bottero segue investindo em novas medidas de reciclagem, iniciando parcerias com empresas especializadas em diferentes categorias de produto, como no caso das palmilhas.

Compromisso Ambiental: Conheça as Ações de Reciclagem da Bottero

A empresa busca inovar nas soluções de conscientização ambiental, investindo em treinamentos internos e realizando corretamente o descarte de resíduos. Dessa forma, além de afirmar seu compromisso com o meio ambiente, a Bottero incentiva seus colaboradores a transformarem a sua relação com as suas próprias linhas de produção.

Essas são as principais medidas adotadas pela Bottero, mas atualmente existem inúmeras formas de diminuir o impacto gerado na natureza. Com atitudes simples, porém eficientes, é possível vislumbrar um futuro melhor para todos!

Vem com a gente e nos ajude a ter um mundo melhor!

O post Compromisso Ambiental: Conheça as Ações de Reciclagem da Bottero apareceu primeiro em Meninas e Sapatos o Blog da Bottero.



from Meninas e Sapatos o Blog da Bottero https://ift.tt/2KQVWQJ
via IFTTT