Bota de Couro: Como Limpar e Hidratar o Calçado

Bota de Couro: Como Limpar e Hidratar o Calçado

Não tem para ninguém: a bota de couro é sempre a queridinha oficial do inverno. Mas, você sabia que para mantê-la sempre bonita e bem conservada é preciso saber como limpá-la, além de conhecer truques para hidratar o tecido? Pois é, esses são os cuidados que fazem o calçado durar por muitos anos.

Após uma viagem ou até mesmo após uma temporada de dias frios, provavelmente a sua bota ficará parada no armário, certo? Por isso, ter atenção com a limpeza e a forma como irá deixá-la no guarda-roupa é o que garantirá a durabilidade da peça — mesmo que seja um material resistente como o couro.

Se você já investiu nesse modelo de sapato, sabe que realmente vale a pena — desde que dê o tratamento necessário para que fique sempre com cara de novo. E para te ajudar nesta missão, o blog Meninas e Sapatos da Bottero trouxe um manual com segredos exclusivos de como hidratar bota de couro, higienizá-la e como cuidar corretamente do calçado. Confira!

Bota de Couro: Como Limpar e Hidratar o Calçado

Como Limpar e Hidratar a Bota de Couro

Primeiramente, vale frisar que o ideal é evitar que as botas fiquem muito sujas, pois à medida que o couro vai sendo lavado ele perde sua firmeza. Contudo, como a sujeira é inevitável, os cuidados na hora da lavagem são essenciais.

Para limpar corretamente o sapato alguns itens e passos são obrigatórios. Quer aprender quais são eles? Então, veja a seguir:

Materiais

Você vai precisar de:

Escovas de cerdas macias;

Flanelas;

Produto de limpeza profunda específico para couro;

Cera hidratante ou condicionador de couro;

Polidor para dar brilho.

Passo a passo para limpar bota de couro

Remova os cadarços ou abra todas as fivelas da sua bota de couro para permitir a limpeza sem prejudicar os adornos do sapato. Em seguida, utilize um pano úmido ou escova para remover o excesso de poeira, e caso seja difícil higienizar alguns cantos você pode contar com o auxílio de uma escova de dente de cerdas macias. Ah! Além disso, neste momento você vai aplicar o produto de limpeza profunda específico para o tecido, ok?

Após a lavagem e depois de esperá-la secar, o próximo passo é hidratar a bota de couro. Para isso, use o condicionador ou cera recomendada nos materiais acima. Ambos os produtos garantem a maciez do material e o preserva. Feito isso, aguarde algumas horas até que ela fique fosca.

O último passo — que tem o objetivo de recuperar a cor do sapato — é usar um polidor. Passe-o em toda superfície do calçado com a ajuda de um pano levemente umedecido e pronto: a sua bota de couro estará novinha em folha.

Bota de Couro: Como Limpar e Hidratar o Calçado

Como Guardar a Bota de Couro

Após o processo de limpeza, você deverá deixar a bota secar à sombra. E lembre-se que utilizar aparelhos como fonte de calor para acelerar o processo de secagem não é uma opção e pode danificar o material do calçado.

Assim como outros sapatos, a bota precisa de um tempo de “descanso”, pois mesmo no frio o pé transpira e o couro acaba absorvendo um pouco dessa umidade. Por isso, prefira usar o sapato um dia sim e outro não, ok? Esse cuidado vai evitar a proliferação de fungos e aumentar a vida útil do calçado. Além disso, muitos modelos possuem palmilha removível, e se for o caso da sua, sempre a retire quando chegar em casa.

Na hora de guardar, utilize garrafas, bolinhas de jornal ou de revista enroladas no cano da bota para que ela mantenha seu formato e não enrugue.

Se possível,você deve ainda guardá-las limpas e, caso tenha espaço, a sugestão é mantê-las em suas caixas — protegidas por um saquinho de TNT — ou ainda em pé uma ao lado da outra.

6 Dicas de Como Cuidar das Botas de Couro

1. Sabão e detergente mancham o tecido e não devem ser usados na hora de limpar as botas de couro — ao menos que sejam de couro sintético;

2. É importante esperar que o calçado seque 100% antes de vesti-lo. Você pode usar um papel toalha dentro da bota para absorver a umidade mais rapidamente;

3. Não se esqueça de também limpar as solas. Pode parecer insignificante, mas uma bota totalmente higienizada tem outro aspecto;

4. Para as botas que têm verniz no couro, nada de buchas e escovinhas, ok? Estes itens podem riscar o material, por isso utilize um pano macio e levemente umedecido na hora de limpeza;

5. Para evitar maus cheiros deixe a bota arejar antes de guardá-la;

6. E por último, lembre-se de sempre usar meias limpas. Isso garantirá que o interior do calçado se mantenha preservado.

E aí, curtiu as nossas sugestões de como limpar bota de couro e como cuidar direitinho do calçado que é o queridinho do inverno? Então, que tal compartilhar esse post com as suas amigas que também são apaixonadas pelo sapato?

O post Bota de Couro: Como Limpar e Hidratar o Calçado apareceu primeiro em Meninas e Sapatos o Blog da Bottero.



from Meninas e Sapatos o Blog da Bottero http://bit.ly/2wy5skx
via IFTTT