Dicas e Recomendações de Cuidados com os Sapatos: Couro, Camurça e Outros

Manter os calçados higienizados e organizados pode parecer uma tarefa trabalhosa, mas quando essas atitudes tornam-se hábitos incorporados à nossa rotina, o resultado é um dia a dia com mais praticidade.

Além disso, aderir alguns cuidados com os sapatos faz com que consigamos preservar melhor as peças que temos em casa, pois, comprar calçados novos é uma delícia, mas tê-los sempre limpos, intactos e prontos para usar também é ótimo!

Por isso, separamos algumas dicas simples de limpeza e cuidados para você manter seus calçados Bottero sempre bonitos, vamos lá? 🙂

Dicas e Recomendações de Cuidados com os Sapatos: Couro, Camurça e Outros

Cuidados Gerais com os Sapatos

Se você acredita que mergulhar os calçados na água ainda é a melhor maneira de limpá-los, recomendamos que não faça mais desta maneira.

Há também outras atitudes que podem danificar o material, cor e textura, confira abaixo:

  • Evite molhar completamente os calçados
  • Deixe-os secar na sombra, longe do sol e qualquer fonte de calor
  • Em nenhuma hipótese utilize a máquina de lavar
  • Se possível, mantenha-os guardados com jornal amassado na parte de dentro, pois ajuda a absorver a umidade e manter a forma do calçado
  • Não esfregue com força ou utilize esponjas agressivas
  • Guarde-os em ambientes secos e arejados (banheiros ou áreas de serviço, por exemplo, não são indicados, pois são ambientes úmidos)
  • Sempre limpe a sola com uma escova de cerdas macias

Cuidados com Sapatos de Couro em Geral

Evite utilizar seu sapato de couro durante dois dias seguidos, pois o material precisa respirar.

Caso o calçado esteja novo, não há melhor maneira de limpá-lo do que com uma flanela úmida. Basta passá-la delicadamente, sem que esteja encharcada.

Sprays, graxas e pomadas próprias para couro também evitam o ressecamento e o aparecimento de rachaduras. Outra boa dica é usar produtos impermeabilizantes logo ao comprar o calçado, pois isso evita a absorção de líquidos.

Além dos produtos específicos que existem no mercado, há alguns métodos alternativos. Para limpar aquela manchinha no sapato de couro claro, por exemplo, experimente um pano umedecido com gasolina ou clara em neve.

Dica Extra: se o couro estiver mofado, limpe o calçado normalmente e, em seguida, esfregue as manchas com vaselina ou glicerina e finalize passando uma flanela.

Calçados Tipo Camurça e Nobuck

Utilize sempre escova de cerdas bem macias e secas, pois estes tipos de couro são delicados.

Se o calçado estiver com manchas, aposte em produtos específicos para o material – assim você evita de danificá-lo durante a limpeza.

Dicas e Recomendações de Cuidados com os Sapatos: Couro, Camurça e Outros

Sapatos de Croco, Cobra ou Envernizados

Jamais use escovas para limpar calçados envernizados, pois podem riscar.

Prefira flanelas e panos macios umedecidos para manutenção e cuidados com os sapatos destes materiais. Assim fica mais fácil retirar a sujeira que pode acumular nas texturas, no caso do croco e cobra.

Dicas para Limpar Tênis

O ideal é sempre limpar os tênis logo após o uso com um pano molhado e algumas gotas de detergente neutro.

Após secar na sombra, utilize a dica do jornal amassado para absorver qualquer umidade. Lave completamente apenas quando muito necessário!

Quer manter seus calçados intactos? Confira também este guia de organização, armazenamento e outras dicas de limpeza!

Como Limpar Sapatos por Dentro

Às vezes a parte interna passa despercebida, não é? A falta de higienização no interior dos calçados pode provocar odores indesejados. Para resolver essa questão é fácil: use lenço umedecido enrolado no cabo de uma colher.

Isso mesmo. Basta “passear” com a colher por todos os cantos do calçado. Assim, limpará os resíduos de suor, poeira e ainda deixará um cheirinho agradável.

Gostou das sugestões de cuidados com os sapatos? Veja também outras dicas para manter o seu Bottero sempre bonito, novinho e cheiroso! 😉

O post Dicas e Recomendações de Cuidados com os Sapatos: Couro, Camurça e Outros apareceu primeiro em Meninas e Sapatos o Blog da Bottero.



from Meninas e Sapatos o Blog da Bottero https://ift.tt/2TvFICv
via IFTTT