Traje social, esporte, casual? Entenda o que significa isso nos convites

Recebeu um convite para uma festa com os dizeres “Traje esporte fino” e não faz ideia do que isso significa? Sem pânico! Eu explico tudo sobre o código de vestimenta que faz parte da realidade de muitos eventos, como casamentos, formaturas, festa de debutantes, posses administrativas, diplomações etc.

A ideia de definir um traje já no convite é estabelecer um padrão para que nenhum convidado se sinta desconfortável entre os outros. Imagine você convidar uma pessoa para uma festa e dizer que será algo simples e casual e os demais irem vestidos a rigor?

Se o convite fala em traje esporte

Estamos falando do tipo de traje menos formal que existe. Muito comum em batizados, aniversários, almoço com amigos, exposições, churrascos de empresa etc. Normalmente, esse tipo de traje é para os eventos diurnos e é permitido usar peças curtas e leves, de algodão, sarja e jeans.

Os rapazes podem compor o visual com uma calça de sarja ou jeans e uma camisa polo. Um suéter cai bem, caso faça frio. Nos pés, sapatos casuais (tênis de corrida é um não-não). Já as moças podem escolher entre vestidos com comprimento midi ou curto, calças ou bermudas.

Anabela Preta com Salto em Corda

Anabela Preta com Salto em Corda

Se o convite fala em traje esporte fino

Pode também estar falando em traje passeio e é um meio-termo entre o esporte e o social. Costuma ser o indicado para coquetéis, almoços, conferências, jantares informais e exposições. É importante observar o horário do evento quando o convite diz “esporte fino”, pois isso pode afetar o visual escolhido.

Se o evento será realizado à noite, os homens podem tirar o terno do armário. Se o evento é diurno, não precisam ser tão formais e optar por usar apenas o blazer. Já os looks femininos com traje esporte fino, em eventos diurnos, pedem por tailleurs com calça ou saias. No caso de ser um evento noturno, o clássico vestido preto, que vai até a altura dos joelhos. Uma dica é usar o vestido preto com calçado baixo (flat) para eventos diurnos e trocar por um salto à noite.

Scarpin Nude com Cravinhos de Salto Médio

Scarpin Nude com Cravinhos de Salto Médio

Se o convite fala em traje social

Ou passeio completo, o evento será um casamento, uma formatura, concerto ou evento de premiação. Esse evento é formal e por isso os homens não podem abrir mão do terno (com direito a colete, se quiser). O melhor terno é o liso e escuro com uma camisa social clara e gravata tradicional.

Já as mulheres podem abusar dos vestidos para noite e tailleurs. Como esse tipo de traje é mais sério, evite decotes profundos, fendas e transparências. Pode usar vestido curto? Pode, mas sempre com tecido nobre e sapatos altos.

Sandália Rocker Fendi com Salto Alto Fino

Sandália Rocker Fendi com Salto Alto Fino

Se o convite fala em traje a rigor

Também conhecido como gala ou black-tie, esse tipo de traje é indicado para eventos com muito glamour, como casamentos luxuosos, grandes premiações e bailes de gala. Estamos falando de premiações como o Oscar e festas como o MET Gala aqui.

É aí que entra o smoking para os homens, com gravata borboleta e faixa na cintura. Já as mulheres, vestidos longos, sofisticados, bordados em pedraria, fendas, transparências e saltos bafônicos.

Scarpin Branco Salto Alto e Bico Fino

Scarpin Branco Salto Alto e Bico Fino

Gostou da explicação? Qual será a sua próxima grande festa? Não se esqueça de completar o look com os sapatos da Constance.

Beijos,
– ♥ –
Isa

Gostou? Cadastre-se na nossa Fashion News!

Receba as novidades, tendências e apostas da Constance no seu email!

O post Traje social, esporte, casual? Entenda o que significa isso nos convites apareceu primeiro em Blog da Constance escrito pela Isa.



from Blog da Constance escrito pela Isa http://bit.ly/2E0gROo
via IFTTT