Conheça a história de Bia Kern, idealizadora do projeto Mulher em Construção

O sonho da Bia Kern era realizar o sonho de muitas outras mulheres. Ela já havia trabalhado com eventos, moda e quiseram até que fosse dentista, mas inquieta como é, nunca se imaginou em um consultório ou escritório. Mesmo ouvindo muitos nãos de pessoas que achavam que sua ideia não tinha como dar certo, ela seguiu sua própria intuição e resolveu ir atrás do que desejava: ensinar mulheres a trabalharem em obras.

Em 2006, por meio de parcerias e empresas ligadas à construção civil, surgiu o Mulher em Construção. O projeto piloto foi a reforma de um bairro inteiro, mas surgiram tantas propostas e demandas para serem atendidas que o projeto tomou proporções muito maiores. Hoje, mais de 4.500 mulheres já passaram pelas suas oficinas e cursos e muitas vidas foram transformadas. “A minha felicidade é estar rompendo com o tradicional e trazendo recursos para essas mulheres”, explica.

Levar a independência para milhares de mulheres que não tinham como trabalhar em turno integral é o que mais motiva Bia a levar o projeto adiante. “Isso vai atender aquela mulher que não tem como deixar um filho na creche, que não tem ninguém que possa cuidar. Ela pode ligar e marcar a hora que vai fazer os consertos. Isso me dá felicidade, ver o que estamos proporcionando”, conta.

Bia jamais imaginou que um projeto que começou tão pequeno chegaria tão longe. Arquitetas e engenheiras procuram seus workshops com o intuito de aprender mais sobre a mão na massa. “Isso as faculdades não ensinam”. Mesmo com as proporções tomadas, ela não imaginava que um dia se tornaria uma Women Changemaker, da Womanity Foundation, uma fundação Suíça que dá todo o suporte e faz acompanhamento para que o programa possa continuar existindo e fazendo a diferença.

Quando pensa de onde veio a inspiração para querer mudar a desigualdade de gênero no mercado de trabalho, ela lembra de sua família. “Queria provocar uma mudança em relação às mulheres e isso vem da minha própria história. Minha mãe foi chefe de família e sempre teve que fazer tudo, então ensinou a gente assim também”, relembra.

A recompensa aparece diariamente através das histórias de cada mulher, seja pelo poder de compra de ter trocado a carroça por um carro próprio ou pela capacidade de sair de um relacionamento abusivo por ter alcançado a independência financeira. “Quando eu trabalhava e ganhava bem não era tão feliz quanto agora”, conta Bia. “Quando você acredita no que faz, os outros começam a acreditar também”.

Assista ao episódio 3 da série Caminhadas PICCADILLY e saiba mais sobre Bia Kern e o projeto Mulher em Construção.

 

O post Conheça a história de Bia Kern, idealizadora do projeto Mulher em Construção apareceu primeiro em Blog Piccadilly.



from Blog Piccadilly https://ift.tt/2Q0xss5
via IFTTT