Salto alto faz mal à saúde? Entenda de uma vez por todas

Coluna. Joelhos. Pés. Estamos cansadas de ouvir – além de sentir no próprio corpo – que salto alto faz mal à saúde. Contudo, quem resiste a esses benditos que nos tornam tão poderosas, lindas, encantadoras, e que levantam nossos looks e ainda nos dão aquela forma para encarar os desafios da vida.

Pois é. Salto alto não é apenas bonito, é simbólico. Por isso tantas vezes não abrimos mão dele mesmo quando nosso corpo pede. A longo prazo, a conta pode vir alta demais. Será que você vai querer pagá-la?

O uso excessivo de salto alto afeta pés, calcanhares, tornozelos, panturrilhas, joelhos e coluna. Entretanto, esses são os lugares, digamos, “alvo” dos saltos altos. Não quer dizer que saltos não impactem outras áreas.

 

Imagem de pé com sandália de salto e imagem raio-x ao lado

Talvez você não saiba, mas quando usamos salto alto, nossos ombros se colocam naturalmente para trás, assim como nossa cabeça vai ligeiramente para a frente. Daí a postura de poderosa, inclusive. Os ombros para trás, de alguma forma, “abrem” o peito, o que dá a impressão de força, de estar aberto para encarar os desafios. Só que isso, claro, muda a posição da coluna. Duas dicas práticas para quem usa salto alto todo dia:

  • Varie no tamanho dos saltos,
  • Varie nos modelos de sapatos.

Tanto os tamanhos variados dão descanso para o corpo como os modelos, porque, fatalmente, cada modelo deixará de afetar determinada parte do pé.

Pés de modelos com salto alto

Modelos de sapato de bico fino, por exemplo, esmagam os dedos. Somando aos saltos que já são altos, não resulta em conforto, ainda que você se considere uma expert em como andar de salto perfeitamente.

Acontece que o uso demasiado de salto alto pode causar encurtamento da musculatura da panturrilha, o que prejudica o uso de sapatos sem saltos, ou mesmo do andar descalço.

Além do mais, o constante aumento da altura do calcanhar pode modificar o padrão da pisada, levando, naturalmente, a instabilidades.

Pés no chão, de forma natural, é bom para a saúde. Quem usa bastante salto alto, pode, por alguns minutos por dia, por exemplo, andar descalço em casa ou em alguma área que seja minimamente limpa e confortável. Essa prática pode aliviar a pressão sobre essas partes do corpo, além de ser ótimo para liberar energia.

Como podemos perceber, no mercado há oferta cada vez maior de modelos de sapatos. Mudam-se as cores, os estilos, altura e, claro, os diversos tipos de salto. Por exemplo, salto agulha costuma doer mais em mulheres que não tem o costume de usar salto alto e o efeito tende a atingir diretamente os joelhos.

E tem outro fator que influencia em muito o uso do salto alto todos os dias, ou muitos dias da semana. Normalmente, não andamos apenas em pisos extremamente lisos e planos. O uso em ruas e escadas pode prejudicar ainda mais a saúde do corpo. Porque, naturalmente, os pés, calcanhares e joelhos precisam se adaptar às irregularidades do solo.

Modelo andando na rua com Espadrille preta

Fonte: Pinterest

Só que nessa conta não está apenas as irregularidades do solo. Está também o peso do corpo. Por isso que sapatos – com salto ou sem salto – devem ser escolhidos também como um “suporte” para o corpo, e não apenas como um “enfeite”.

No caso de precisar usar salto alto todos os dias no trabalho, talvez seja uma ótima ideia se locomover até o escritório com sapato baixo – ou mesmo tênis – e só depois ao chegar colocar o salto alto. Na hora de ir embora, hora do conforto.

Modelos com varios estilos de sapatos confortáveis

Fonte: Pinterest

O contrário também vale. Não costuma usar salto no dia a dia e sofre para usá-los em eventos formais? Deixe para colocá-los quando estiver prestes a entrar no local. E, discretamente, assim que puder, tire-os ao ir embora.

Conforto, claro, sempre, por favor, não tem a ver com má educação. Portanto, evite ficar descalça em ambientes públicos ou mesmo trocar os sapatos na frente de desconhecidos. Elegância é bom e todo mundo gosta.

Nossa intenção, evidentemente, é cuidar de sua saúde para que você possa usar salto alto todas as vezes que desejar, sem sofrer consequências depois. Lembre-se: sapatos é a nossa especialidade.

O post Salto alto faz mal à saúde? Entenda de uma vez por todas apareceu primeiro em Blog Shoes INBOX.



from Blog Shoes INBOX https://ift.tt/2MFGDwI
via IFTTT