Personalidade e Sapato: o que mais combina com você?

Você acredita que cada personalidade combina com um tipo de sapato? É claro que somos muito mais complexos do que um item de vestuário pode apontar, mas é divertido entrar na brincadeira e tentar descobrir quais de nossas qualidades caem bem com scarpin, peep toe, mocassim, sapatilha, espadrille, tênis…

Se encontrar é um verdadeiro quebra-cabeça de sentimentos, defeitos e qualidades versus modelos, ocasiões e tendências. Contudo, é interessante conhecer mais sobre a relação entre o que somos e o que calçamos.

Modelo usando sapato slingback com calça skiny e casaco

Fonte: Pinterest

De quebra, vamos tentar dar umas dicas de como combinar roupas e sapatos femininos. Pronta?

Em primeiro lugar, é preciso dizer que existem estudos sérios que já investigaram a relação entre salto alto e traços de personalidade. É levado em consideração, evidentemente, fatores psicológicos que afetam as decisões de consumo. Consequentemente, afetam também a maneira como tais mulheres lidam e participam da moda.

Antes, uma nota importante: a palavra personalidade não quer dizer que uma pessoa é só determinada característica. Por exemplo: Maria tem personalidade extrovertida. Não quer dizer, claro, que Maria seja só extrovertida, mas apenas que essa é uma característica dela que sobressai. Sigamos…

Em pesquisa de 2013, publicada na Revista Brasileira de Marketing, foi constatado que nem todas as mulheres costumam usar sapatos de salto alto para se sentir poderosas. Achou que era diferente?

Olha só: essas mulheres estudadas têm traços de personalidade como dominação e imposição. Imposição, neste caso, quer dizer que ela está sempre disposta a mudar a realidade, batalhar, colocar a mão na massa.

Só que não é isso que determina fortemente o uso de saltos altos. O que foi comprovado é que mulheres que desejam ser vistas e estarem no foco das atenções, essas sim usam salto alto. Elas costumam ser carismáticas, elegantes, charmosas, orgulhosas, originais e espontâneas.

Três modelos com três tipos diferente de vestir terninhos de alfaiataria

Fonte: Pinterest

Outra constatação é que mulheres que compram mais sapatos – de salto alto ou não – são mulheres que têm mais consciência de moda. E ter consciência de moda, todos nós sabemos, é saber como combinar roupas e sapatos. É saber também, minimamente, combinação de cores e qual sapato usar em cada tipo de ocasião.

Nota: como combinar sapato com bolsa vale outro artigo. Por isso vamos nos concentrar apenas nesse assunto.

Um fator interessante desse estudo, que está ligado com a primeira constatação, sobre se sentir poderosa, é que mulheres acima de 30 anos usam menos salto alto.

Achamos que faz muito sentido, uma vez que a mulher – quase em sua grande maioria – se sente mais segura depois dos 30. As opções para trabalhar, por exemplo, passam ser mais as sapatilhas, o boneca, slingback de salto baixo, slippers, mocassins e oxford.

Neste caso, a mulher mais segura deixa o salto alto apenas para ocasiões especiais: festas, casamentos, jantares formais. Isso é bem interessante, não? Segurança é tudo quando o assunto é moda. O mais importante, sempre, é bater o olho naquele par e gostar. Daí então usar sem medo.

Agora, para os momentos em que queremos sim, com certeza, totalmente, chamar a atenção, valem todos os modelos de sapato de salto alto: scarpin, peep toe, transparente, com duas ou três tiras, v-neck, ankle e sabe-lá-deus o que tiver mais.

nSó por curiosidade, já para encerrarmos, vale contar que na China do século X, a parte do corpo que era mais considerada como erótica eram os pés. Na realidade, até hoje há quem tenha verdadeiro fetiche por pés.

E curioso também é que na Grécia Antiga os atores usavam sandálias de plataforma de várias alturas para deixar claro o status social. Ou seja, quanto mais importante era a pessoa, mais alto era o sapato.

Se repararmos bem, como apresentamos em um dos primeiros artigos, as classes sociais no Brasil ainda apontam um pouco isso. Empregadas nunca usam salto alto enquanto patroas, sim.

Antes de nos despedirmos, queremos mostrar essa lindeza!

Scarpin Stilleto Preto com solado vermelho

Esse scarpin é para todos os dias. Você ser o centro das atenções, tá?

O post Personalidade e Sapato: o que mais combina com você? apareceu primeiro em Blog Shoes INBOX.



from Blog Shoes INBOX https://ift.tt/2MFlOhy
via IFTTT